Introdução
Em abril de 2023, Doom 3 será adicionado ao catálogo de jogos do PSN Plus. O jogo foi desenvolvido pela id Software e publicado pela Activision em 2004, inicialmente disponível para Microsoft Windows e XBOX. Em 2005, o jogo foi lançado para Linux e Mac OS X e, oito anos após o lançamento original para PC, chegou aos consoles PlayStation 3 e Xbox 360 em 2012.
Embora tenha sido lançado em 2004, quase 20 anos atrás, os gráficos de DOOM 3 envelheceram muito bem, o que torna jogá-lo novamente uma experiência agradável. Nem todos os jogos conseguem resistir ao tempo, mas este clássico continua mantendo sua qualidade visual. Com uma campanha principal de aproximadamente 9 horas, DOOM 3 é uma excelente opção para passar um final de semana se divertindo explodindo demônios e zumbis ou simplesmente para reviver a nostalgia da época em que foi lançado.
Experiência
Jogar Doom 3 é uma experiência envolvente, pois cada elemento do jogo te absorve, desde os corredores ensanguentados, as luzes piscando, o som dos seus passos e sussurros em seus ouvidos. É essencial jogá-lo com fones de ouvido, em um ambiente escuro para aproveitar ao máximo a imersão e tomar alguns sustos.
A trilha sonora de DOOM 3 é simplesmente incrível! Ela faz você sentir o que você está vendo. Tem um som que parece o bater frenético do seu próprio coração, quando ta tocando você sabe que algo espreita. Você sabe que, em algum momento, algo vai dar muito errado e que você estará em apuros. Essa loucura que faz o jogo ser tão emocionante e intenso. É bom!
Eu gosto quando o jogo consegue brincar com sua mente, ela comeca a pregar peças. Posso afirmar que a sala está vazia, mas ainda assim entro devagar e com cuidado, pois nunca se sabe o que pode estar à espreita nas sombras.
História
A Union Aerospace Corporation, a maior corporação da Terra com recursos financeiros ilimitados, envolve-se em pesquisas que transcendem os limites da ética e da legalidade. Seu objetivo inicial era a obtenção de contratos para fins militares, porém, com o tempo, a empresa se aventurou em outras áreas, incluindo a pesquisa biológica, a exploração espacial e outros empreendimentos científicos.
Durante a sua primeira empreitada em Marte, a UAC tinha como objetivo a terraformação do planeta vermelho, através da criação do Hydrocon. No entanto, durante a construção inicial da cidade de Marte, engenheiros da UAC descobriram ruínas subterrâneas e estruturas pertencentes a uma antiga civilização marciana que existiu há milênios atrás. A partir desse momento, a UAC alterou seu projeto em Marte para se tornar um local de escavações arqueológicas. Dessa forma, laboratórios e postos gerais foram estabelecidos em diferentes locais do planeta. Em 2104, uma das equipes arqueológicas descobriu uma série de artefatos nas cavernas, sendo mais tarde denominado Sítio 3. Esta área consistia em tábuas de pedra escritas pela antiga civilização marciana e um misterioso artefato em forma de cubo, que posteriormente ficou conhecido como Soul Cube.
As tábuas de pedra descobertas pela equipe arqueológica da UAC contêm informações sobre uma poderosa tecnologia de teletransporte utilizada pela antiga civilização marciana. A UAC, então, direciona seus esforços para recriar essa tecnologia, estabelecendo o projeto no local seguro conhecido como Delta Labs, supervisionado pelo principal cientista da empresa, Dr. Malcolm Betruger. Enquanto isso, a equipe liderada pelo arqueólogo Dr. Pierce Rogers continua trabalhando no projeto original da UAC no Sítio 3, traduzindo os glifos das tabuletas. Mais tarde, o Dr. Rogers descobre que os glifos contêm um aviso sobre uma ameaça grave à tecnologia de teletransporte, que acabou destruindo a civilização marciana, mas foi contida pelo Soul Cube.
Os cientistas da UAC descobrem que a tecnologia de teletransporte contida nas tábuas de pedra levam a outra dimensão. O Dr. Malcolm Betruger lidera o projeto de recriar essa tecnologia no Delta Labs, onde descobrem que a dimensão para onde o portal leva está repleta de criaturas terríveis e calor sufocante. Após testes com animais e cobaias humanas, os cientistas descobrem que a dimensão é o Inferno, causando preocupações e trauma psicológico entre a equipe do Delta Labs.
O Dr. Betruger fica obcecado em explorar a outra dimensão, mesmo após os trágicos eventos que ocorrem na base marciana, como surtos de acidentes fatais, problemas psicológicos e ocorrências sobrenaturais. Ele usa sua autoridade para controlar a Mars City e esconder as descobertas horríveis da Terra. Ele próprio entra no portal com o Cubo da Alma e retorna como uma pessoa diferente.
O projeto Betruger's Delta Labs, responsável pelos experimentos do Delta Labs, vinha sendo alvo de crescentes preocupações e reclamações dos funcionários da UAC, levando a Dra. Elizabeth McNeil a convocar o Conselho da UAC para encerrar o projeto. No entanto, ela foi expulsa de Marte por Betruger. O Conselho de Administração da UAC na Terra, reconhecendo as preocupações de McNeil, designou o advogado e conselheiro da empresa Elliot Swann e seu guarda-costas Jack Campbell para avaliar a situação em Marte e controlar os danos.
Gráficos
Doom 3 foi um grande marco para os jogos de tiro em primeira pessoa, não apenas pela sua jogabilidade intensa, mas também pelos seus visuais incríveis. O jogo foi desenvolvido com a id Tech 4, uma engine que permitiu que os desenvolvedores criassem gráficos impressionantes para a época, com texturas altamente detalhadas, sombras realistas e efeitos de iluminação dinâmicos. O jogo também faz uso de modelos de personagens e inimigos bem elaborados e animações fluidas, o que dá uma sensação de realismo ao jogo. Além disso, a atmosfera sombria e claustrofóbica do jogo é reforçada pelos visuais, criando uma experiência imersiva e assustadora para o jogador. Mesmo após quase duas décadas, os gráficos de Doom 3 ainda impressionam e se mantém como um padrão de qualidade para jogos de tiro em primeira pessoa.
Level Design
O level design de Doom 3 é um dos pontos altos do jogo. Os níveis são cuidadosamente projetados para criar uma atmosfera tensa e assustadora, com uma variedade de ambientes sombrios e claustrofóbicos que mantêm o jogador sempre alerta. Além disso, os níveis são bem estruturados e há um senso de progressão natural, levando o jogador de uma área para outra com um senso de propósito claro. Os detalhes do ambiente são incrivelmente bem elaborados, desde os corredores escuros e apertados até as amplas salas de laboratório, com texturas ricas e efeitos de iluminação que aumentam a imersão do jogador no mundo do jogo.
Sonoplastia
A sonoplastia de Doom 3 é uma das suas maiores qualidades e isso se deve em grande parte ao trabalho incrível dos seus criadores. O responsável pela trilha sonora original do jogo é o premiado compositor e produtor de música eletrônica Chris Vrenna, que trabalhou na banda Nine Inch Nails e já ganhou prêmios por suas trilhas em jogos como American McGee's Alice e Quake. Além disso, a equipe de sound design incluiu talentos como Charles Deenen, que já trabalhou em filmes como O Senhor dos Anéis e Planeta dos Macacos, e Tom Mustaine, que também trabalhou em jogos como Duke Nukem 3D e Prey. Juntos, eles criaram uma atmosfera incrivelmente tensa e imersiva, utilizando sons realistas e uma trilha sonora que mistura elementos de metal industrial com sons eletrônicos e orquestrais. A sonoplastia de Doom 3 é uma parte fundamental da sua experiência de jogo e é um exemplo de como uma excelente trilha sonora pode fazer toda a diferença.
Um arsenal de respeito
Durante a campanha de DOOM 3, o jogo nos apresenta um total de 9 armas disponíveis para serem usadas. Cada arma possui suas próprias vantagens e desvantagens, permitindo ao jogador escolher a melhor opção para cada situação.
- Pistola: é a primeira arma do jogo, disparos lentos e pouco dano, realmente você vai abandonar essa pistola assim que conseguir uma chave de fenda!
- Espingarda: uma arma poderosa de curto alcance que causa um grande dano em alvos próximos.
- Metralhadora: uma arma automática com alta cadência de tiro, perfeita para enfrentar inimigos em grupos.
- Lança-foguetes: uma arma com um forte poder de explosão, capaz de causar dano em área, sendo eficaz contra grupos de inimigos ou inimigos mais resistentes.
- Lança-granadas: outra arma explosiva, que permite ao jogador escolher entre diferentes tipos de granadas com propriedades únicas.
- Arma de plasma: uma arma que dispara projéteis carregados de energia, capazes de causar dano em inimigos com armaduras.
- BFG 9000: uma arma icônica do universo Doom, capaz de lançar um projétil gigantesco que explode em uma enorme área, causando danos devastadores em todos os inimigos próximos.
- Serra elétrica: uma arma de curto alcance que causa muito dano em inimigos próximos, mas é lenta para atacar e recarregar.
- Canhão de alma: uma arma poderosa que dispara projéteis de energia que causam danos massivos em inimigos, porém sua munição é limitada.
Inimigos
Doom 3 conta com um total de 25 inimigos, sendo 4 deles chefes e os demais inimigos comuns. Divididos em dois grupos distintos, zumbis e demônios, os inimigos representam um grande perigo ao jogador. Os zumbis são ex-humanos possuídos por espíritos infernais, tornando-se hostis e ameaçadores. Já os demônios são criaturas provenientes do inferno, com habilidades mortais e características únicas, representando um desafio ainda maior para o jogador enfrentá-los e sobreviver às suas investidas.
Levels
Doom 3 é composto por 27 níveis, que oferecem uma experiência de jogo intensa e envolvente. Os primeiros níveis são mais focados na narrativa, introduzindo a trama e apresentando os personagens, enquanto os níveis subsequentes apresentam desafios crescentes e inimigos mais perigosos. Cada nível possui seu próprio design único, que varia de ambientes industriais a laboratórios científicos e naves espaciais abandonadas. Além disso, os níveis são interligados de forma não linear, permitindo que o jogador explore diferentes caminhos e encontre segredos ocultos. O objetivo final é chegar à base do inferno, onde o confronto final com o chefe final aguarda. A variedade de níveis e a progressão gradual da dificuldade tornam a experiência de jogo emocionante e desafiadora.
Todos os códigos
A lista a seguir apresenta todos os códigos utilizados durante a sua jogabilidade. Esses códigos são utilizados para eventos específicos da campanha e depósitos de itens.
Mars City
- Locker (#001) next to the Elevator: Code (396) – Maintenance (Locker Map)
- Locker (#017) in the Medical Lab: Code (347) – Infirmary (Locker Map)
- Locker in the Weapons Storage: Code (584) – Combat Preparation (Locker Map)
Mars City Underground
- Locker (#023) in Energy Stabilization Unit: Code (531) – Energy Stabilization Unit (Locker Map)
- Locker next to Valve Control Panel (Extinguishes Fire): Code (842) – Energy Processing (Locker Map)
Administration
- Locker (#013) next to Health Station: Code (586) – Alpha Labs Hallway (Locker Map)
- Martian Buddy Locker: Code (0508) – North Hallway (Locker Map)
Alpha Labs
- Locker (#009) in EPD Lab (Sector one): Code (752) – EPD Lab (Locker Map)
- Damage Locker (#038) (Sector two): Code (409) – MFS Compressor (Locker Map)
- Locker (#039) at the top of the Ladder (Sector two): Code (102) – Coolant Control Junction (Locker Map)
- Locker (#047) at the bottom of the Lift (Sector Three): Code (123) – Hazardous Material List (Locker Map)
- Locker (#048) behind the Locked Door (Sector Three): Code (123) – Coolant Monitoring (Locker Map)
- Locker (#049) in the Final Room (Sector Three): Code (123) – EFR Staging Room 1B (Locker Map)
- Locker (#064) on the far side of the Bridge (Sector four): Code (651) – EFR Master Valve (Locker Map)
Enpro Plant
- Locker (#063) in Theresa’s office: Code (972) – Power Access Core (Locker Map)
- Locker in Plasma Storage Room: Code (734) – Maintenance 3 (Locker Map)
Communications: Central Communication Tower
- Locker (#054) in Sentry Bot Control Room: Code (246) – Security Office (Locker Map)
Delta Labs – Level 1
- Locker (#21D) in Storage Room: Code (298) – Delta Labs Sector 1 (Locker Map)
- Recycling – Sector 2: Waste Recycling Center
- Locker (#003) near Airlock: Code (483) – Monorail Access (Locker Map)
Delta Labs – Level 2A
- Locker (#112) in Records Office: Code (538) – Records Office (Locker Map)
- Locker (#902) in Chief M. Abrams Office: Code (931) – Office M. Abrams (Locker Map)
- Locker (#116) next to Halon Control Panel: Code (972) – Delta Security (Locker Map)
- Locker (#114) in Operations Server Room: Code (715) – Operations Server Room (Locker Map)
Delta Labs – Level 2B
- Locker (#103) in Maintenance Corridor: Code (259) – Maintenance Corridor (Locker Map)
- Locker (#216) in Specimen Lab: Code (624) – Specimen Research Lab (Locker Map)
- Locker (#217) in Specimen Lab: Code (624) – Specimen Research Lab (Locker Map)
- Locker (#213) at the bottom of the Lift: Code (371) – Stasis Transfer Control (Locker Map)
- Locker (#666) in Analysis Control: Code (372) – Analysis Control (Locker Map)
- Locker In Storage Area 07: Code (725) – Central Processing (Locker Map)
- Martian Buddy Locker: Code (0508) – North Hallway (Locker Map)
- Locker in Final Room with Arch-Vile: Code (463) – Central Processing (Locker Map)
Monorail: Facility Transport
- Locker (#054) in Security Office: Code (142) – Boarding Platform (Locker Map)
- Locker in Monorail Airlock Site 2 Junction 5 Airlock: Code (826) – Site 2 Boarding Platform (Locker Map)
- Locker (#078) near Turret Gun: Code (364) – Delta Checkpoint Storage (Locker Map)
- Locker (#079) near Turret Gun: Code (364) – Delta Checkpoint Storage (Locker Map)
Delta Labs – Level 3
- Locker (#386) near large Teleporter: Code (836) – T1 Access (Locker Map)
- Locker (#387) near large Teleporter: Code (836) – T1 Access (Locker Map)
- Locker (#317) near Teleporter Control Panel: Code (841) – Terminal Office Storage (Locker Map)
Delta Labs – Level 4
- Locker (#104) in Control Room: Code (579) – Delta 4 Security (Locker Map)
Central Processing: Processing Distribution Center
- Locker (#452) near Security Checkpoint: Code (571) – Entrance Checkpoint (Locker Map)
- CPU Lab A Door Access: Code (627) – Main Entrance Hall (Locker Map)
- Locker (#669) in Lab A: Code (468) – Lab A Upper Floors (Locker Map)